sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Um Mundo de Tormentas



Hail Jovens

                Para iniciar bem nossa parceria com a Jambô, não tinha como ser diferente, tenho que começar falando do sistema de RPG mais conhecido, e talvez mais jogado produzido nacionalmente, sim estou falando do Tormenta RPG.

                Eu conheci o Tormenta lá na edição 50 da Dragão Brasil, na época ele não possuía um sistema próprio e vinha com adaptações para 3D&T, AD&D e GURPS. Lembro que comprei e fui louco ler tudo aquilo, porque até então surgiam pequenas aventuras e partes do cenário durante as edições, e achei aquilo lindo de mais, na época eu jogava muito AD&D e 3D&T, e tudo que eu queria era um cenário diferente.
Ainda tenho a minha, surrada pelo tempo, mas tenho

                Jogamos durantes meses usando aquilo, acompanhávamos também as Holy Avengers o que aumentava mais ainda as ideias de aventuras. Logo depois saíram as revistas bimestrais de Tormenta, que vinham com pequenas expansões para o cenário como um todo, novos lugares, novos inimigos, monstros, chefes, aventuras. Também passaram a sair livros de 3D&T específicos para o cenário, o que ajudou muito a expandir os horizontes das novas aventuras em Arton.
Alguns dos meus suplementos sobreviveram

                Como um dia a gente cresce, fiquei muito tempo sem jogar, jogava volta e meia D&D, mas a uns anos atrás uns alunos estavam preparando uma aventura de Tormenta RPG durante o intervalo e me convidaram para jogar, jogamos alguns meses e eu sinceramente acabei achando meio sem graça.
NOSSAAAA ZUKAAAA Achou sem graça e fala assim?? OOO Filhote de cria da tormenta, deixa eu terminar. Achei sem graça porque eu sou um rato de combos e o “novo sistema” (novo pra mim que tinha conhecido o sistema Tormenta) e acabei montando um Ceratops Bárbaro Totem do Mamute e consegui rolar 20 em força e 20 em const, e o bicho ficou muito porradeiro e tank o que acabou desequilibrando a aventura toda.
Algumas das revistas bimestres que o burro aqui nao encadernou

                Mas no geral gostei do sistema, ainda mais porque conheci como um cenário genérico e vi o negócio virar um sistema próprio. E para quem está saindo dos jogos digitais como World of Warcraft e outros jogos similares e quer tentar manter a mesma pegada é um ótimo sistema, porque você tem uma infinidade de talentos e combos para cada classe em separado. É possível até mesmo você montar um ranger com espingarda assim como no WoW.

                O Tormentão como eu chamo carinhosamente o livro básico, tem tudo que tu precisas para iniciar teus jogos, desde as histórias do Mundo de Arton, que por sinal é um cenário riquíssimo que tu podes jogar como um Samurai em Tamu-ra e manter uma longa campanha somente lá, como também viver uma aventura pré-histórica em Galrasia. As regras e montagem do personagem são bem fáceis o que possibilita que iniciantes joguem facilmente, mesmo quem nunca jogou, se pegar o Tormentão em pouco tempo de leitura já consegue entender a história e como criar um personagem.
Tormentão, que por sinal tem uma capa linda

                Eu vejo Arton como um mundo em expansão, até mesmo por causa das áreas de tormenta que vivem causando problemas e o mestre pode usar isso para transformar seu mundo de uma maneira muito bacana. Lembro de quando jogávamos e uma área de Tormenta surgiu sobre Malpetrin, mas esse quem sabe seja um conto para outra hora.

                Tormenta tem uma boa quantidade de suplementos, e é um cenário sempre em crescimento, eu já tenho aqui diversos desses suplementos e nas próximas postagens pretendo falar um pouco sobre eles.

                Mas voltando ao livro básico, ele possui 319 páginas, em um papel de boa gramatura, todas são em preto e branco tirando as inicias que vem com um pequeno conto e a cronologia de Arton. Vem com as que eu considero principais raças que são: Anões (os melhores), Elfos, Goblins, Halflings, Humanos, Lefou, Minotauros, Qarren. Os modificadores de habilidades eu acho muito altos em tormenta, nos Anões por exemplo temos +4 em const, +2 em sab e -2 em dex, mas isso tem uma explicação que se não me engano mesmo sendo nível 1, comparado a outros sistemas você seria por volta de nível 2 ou 3 algo assim.

                Todo personagem quando sobe de nível ganha novos pontos para compra de pericias, e em determinados leveis ganha pontos de habilidade, o que possibilita aumentar os atributos como força, constituição e etc.. Eu prefiro pontos de perícia, porque no final das contas tu podes acabar virando um anão super saiyajin (putz o que me dá ideia de fazer um anão monge), o problema sou eu e não o sistema, ele com o tempo acaba se balanceando como em qualquer outro. Até porque a ideia de Tormenta é ser um mundo heroico onde você faça atos heroicos, assim como falei lá atrás do meu Ceratops, que terminou com força 32 e const 28, logico que tive a ajuda de itens mágicos.

                Assim como todos livros, tem as áreas com as classes, pericias, talentos, equipamentos (quer por sinal é bem completa e variada), magias, etc. a seção do mestre é muito bacana porque vem com dicas de mestragem, de como montar uma aventura, e várias outras coisas que vão te ajudar a iniciar como mestre. Tem também um mini bestiário com as principais criaturas pra tu usar nas mesas e iniciar o jogo tranquilamente.
Ainda tenho o primeiro mapa que saiu

AAAA ZUKAAA e as cidades e mapas e bla bla bla. OOOO seu xarope, Tormenta tem uma infinidade de suplementos que tu encontras na internet feitos por fãs e no site da própria Jambô, é só tu clicar no selinho de parceiro da Jambô ai do lado que tu já vais lá pro site, e os suplementos tem uns preços bem acessíveis.

                      E fiquem que ligados que sempre teremos algo novo neste fantástico mundo, quem sabe uns combos ou ate mesmo a ficha do anão super saiyajin, ou do Ceratops tanque de guerra, confiram este sistema e não se arrependeram, e tenham ótimas aventuras.


                Então jovens por hoje era isso, agora vocês sabem um pouco da minha história com Tormenta e um pouco do livro básico.  

Até mais seus filhotes de uma goblin gorda e bom final de semana.

Canal do youtube:


Instagran: @zukaderon https://www.instagram.com/zukaderon/ Pagina do face: https://www.facebook.com/Zukaderon/


Nenhum comentário:

Postar um comentário