quarta-feira, 10 de abril de 2019

E o LEGIÃO??


Hail Jovens!!

            Depois de muita espera e muitos ataques de ansiedade causados pelo Thiago Righetti, a frase mais usada pela comunidade de RPG mais supimpa da internet chega ao fim.

E O LEGIÃO??
E O LEGIÃO?? O LEGIÃO TA FODA DE MAIS SEUS CABEÇUDOS!!

            Que fique bem claro abaixo teremos a MINHA OPINIÃO, sobre O QUE EU ACHEI, até porque se tu não gostou não posso fazer nada, seu lugar no Jardim das Delicias não estará reservado.

            Eu realmente fiquei muito no hype com o cenário Legião, porque em um belo dia de janeiro eu bebericava uma cerveja para comemorar mais um ano de vida, e o grande barbudo e cabeludo do Thiago Righetti me envia uma imagem, algo bem no estilo Diablo, cheio de criaturas fogo e tudo regassado, ai chorei chorei e ele me mandou umas páginas aleatórias. MAS aquelas páginas eram do Legião, eu li aquilo e já fiquei doido, queria saber a história geral, e como funcionava tudo, mas tudo que recebi do arauto das agonias foi um: TU VAI TER QUE ESPERAR. E eu esperei.


            Esperei mais de 1 ano, tivemos o anuncio de pré-venda e umas semanas depois, a liberação do PDF, inclusive para nos blogueteiros. E eu falo com toda certeza que a minha espera valeu muito a pena, muito mesmo. Desde que recebi o pdf na semana passada eu to comendo ele, carregando meu tablet para todo lado, to parecendo aqueles caras que carrega bíblia.

            Eu sempre joguei no cenário de Forgotten Realms, tenho inclusive o do 3.5 (ou seria do 3.0?? Num lembro, já faz tanto tempo), que sempre pego referencias, ou mestro nele mesmo, inclusive estava me preparando para mestrar Old Dragon nele, mas depois de receber o PDF do LEGIÃO eu desisti.

AIII ZUKAAAA trocou um dos cenários mais famosos do mundo pelo Legião?? OO cria de Urzoth, troquei sim seu catinguento, por alguns simples motivos:

1º - Na minha humilde opinião é o melhor cenário nacional já escrito, enredo, história, criação do mundo e tudo mais.
2º - Amo Forgotten Realms, mas tem sido sempre mais do mesmo a cada nova edição, e acho que chegou a hora do brasileiro dar valor ao material nacional, que tem sido de excelente qualidade nos últimos anos.
3º - A pegada Dark Fantasy do cenário roubou este pequeno coração, são tantas tretas e intrigas que minha cabeça ferve em ideias para jogar.

AIII ZUKAAA NÃO ME CONVENCEU. PQP que seu pequeno grizzis dos infernos.

            A história diferente de muitos cenários começa contando sobre os deuses que criaram o mundo na paz e amor e todo aquele blá blá blá, já é diferente aqui, tudo começou na porradaria entre duas divindades cósmicas, que ai (não vou dar spoiler lá lá lá) e geram as divindades menores. Que acabam sofrendo com traições e gera toda uma história muito bem contada e viciante de ler, nada daquela leitura chata e amarrada, todos os fatos são encaixados em uma ordem e separados em tópicos de fácil consulta para mestres e jogadores. Você realmente percebe que o mundo está da maneira que esta devido ao seu histórico e todos os confrontos.

            Forgotten Realms tem uma história linda, adoro os romances e o próprio livro de cenário, tanto que por anos foram minhas referências para consulta na hora de desenvolver minhas aventuras e meus próprios cenários, mas chega uma hora que queremos mudanças. Eu senti essa hora quando li LEGIÃO, a história me cativou muito, as cidades, povos, e todas as tramas desenvolvidas são dignas de material de fora, diferentes de alguns cenários que juntaram partes de pequenas publicações fizeram modificações e criam um mundo cheio de pontas soltas, o Tio Nitro e o Pop aperfeiçoaram a ideia por anos e chegaram a um resultado que me deixou de boca aberta assim como muita gente que já conversei.

            Uma das coisas mais bacanas que ele não é um cenário para crianças, se tu ta esperando bichinhos fofinhos, goblins engraçadinhos o teu lugar não é Kadur, o tempo todo você tem um cenário que te deixa claro que os perigos do mundo são reais que tu realmente está jogando em um cenário para RPG Old School, qualquer vacilo tchau tchau seu tongão. Existem fatos na história desenvolvida que te fazem pensar se tu queres ser até mesmo um nobre elfo, pois alguns tiveram a capacidade de devorar a própria deusa. Então o perigo pode estar até mesmo em meio a tua própria raça.

            Os adoradores de magia, tem que tomar cuidados redobrados, devido a vários fatos históricos o arcanismo ao seu usada da merda, então o uso desse tipo de poder é restrito, até mesmo para feiticeiros que existem no cenário como uma nova especialização. Sim você pode ser um bárbaro que lança magias, E ISSO EU ACHEI FODA PA CARALEO, porque abre um leque de possibilidades gigantescas nas partidas, inclusive de perigo para o grupo todo por estarem com um conjurador.

            O livro de modo geral está lindo, uma escrita tranquila e fluida e nada maçante, uma diagramação que da aquele ar de livro antigo e sempre com dicas, foi pensado até mesmo um capitulo todo sobre como jogar em Legião, desde como montar uma aventura, a dicas e sequencias aleatórias de aventuras. Cada região do mundo de Kadur está escrita de forma separada, explicando as sociedades, costumes, povos, deus local e tudo mais, criaturas novas e a demarcação delas nos mapas, doenças que podem acometer os aventureiros, dialetos dos povos, novas raças e mais uma caralhada de coisas que te da uma imersão gigantesca no cenário, incluindo drogas e outras coisas utilizadas.

           E o mais bacana que mesmo quem não joga OD pode usar ele, a RedBox vai disponibilizar um link com as regras para vários sistemas, então você que quer o cenário, mas não joga Old Dragon também vai poder desbravar este mundo desolado.

           É muita coisa, se eu for falar de tudo que este belo cenário tem eu vou precisar de umas 10 postagens.

Então jovens essa foi uma visão geral sobre LEGIÃO de autoria de Antônio Sá Neto e Newton Nitro. Eu recomendo muito, é um cenário novo e empolgante que na minha opinião tem tudo para dar certo.

Mais informações sobre Legião:

Link da Pré Venda

Assim que receber a caixa básica vai ter um umboxing la no Youtubiu.

Então foi isso meus jovens, ate mais filhotes de uma goblin gorda




                 

Um comentário:

  1. Valeu pela resenha fico muito feliz que você tenha gostado! E aguarde que ainda vem muita coisa de Kadur! Um abração do Tio Nitro! :)

    ResponderExcluir