sábado, 17 de fevereiro de 2018

O Anão Pergunta - Rafael Beltrame


Hail seus cabeças de pudim!

               Hoje pretendo começar uma série de entrevistas que eu não tenho a mínima ideia de qual será a frequência disso, mas enfim o primeiro a ser entrevistado será meu amigo Rafael Beltrame.

               O Beltrame é autor de uma série de aventuras e suplementos lançados para Old Dragon, tais como O Forte das Terras Marginais, Guia de Classes e mais uma caralhada de coisas.

E ai meu amigo Rafael, conte primeiramente para nossos amigos gnolls como você entrou nesse mundo de aventuras.
Buenas, minha gente!
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o convite deste velho anão. Que sua barba se encharque com o sangue dos inimigos!

Comecei pela minha vontade de compartilhar coisas que eu gosto. Criei e enterrei um grande número de blogs, e um que sobreviveu foi o Módulos RPG. Através dele, fui convidado pelo Fabiano Neme (co-autor do Old Dragon) a escrever no seu blog, o Vorpal. Com isso, acabei entrando no mundo do Old Dragon, escrevendo “O Mistério de Savih”, uma das primeiras aventuras de OD, e daí segui em frente.

Como é esse negócio de escrever materiais e tentar tirar umas moedas todo mês com isso, sendo que no Brasil é algo que tem voltado a tona aos poucos.
Não é fácil. É muito trabalho e pouco retorno financeiro. Mas existem outros retornos, quando gente como o David Lucena cria campanhas maravilhosas derivadas do seu material (Leiam o blog dele, Masmorras e Malucos). No fim, acaba tendo um retorno mais interessante depois que você já tem uma certa quantidade de material publicado.

Tu tens também um financiamento recorrente fala um pouco dele ai para quem não conhece e já faz teu jabá meu jovem rapaz.

Bom, o esquema é o seguinte: no início da campanha, sugeri alguns temas para criar um cenário. O escolhido foi “Necrorium, a casa dos mortos”.  Este cenário é um sandbox (aventura com pontos de interesse, mas sem uma “missão” em específico) inspirado em Darkest Dungeons, Castelvania, Ravenloft, Lovecraft, Hellboy e outras coisinhas que me emocionam :D
Além de uma vila decrépita, com famílias cheias e intriga política, temos regras para insanidade, florestas malditas, e o Necrorium, uma antiga instituição do tipo “sanatório”, que após horrenda transformação, se tornou uma casa de necromantes conhecidos como “necroarcanos”.
Tem muito material bacana ai, hein?

A ideia é acabar e fazer um pdf para todos os apoiadores. Quem sabe no futuro, um Financiamento Coletivo para tornar isso um livro físico? Além disso, meus apoiadores podem receber vídeo encomendas com dicas do que estiverem querendo saber, comentários e ajudas sobre suas próprias criações.

Sobre o financiamento so digo uma coisa seus bunda mole, se tu não ta apoiando o cara tu ta perdendo, porque já tem uma porrada de material la que tu pode ir usando.
Ta ai o link se tu quiser: https://apoia.se/aventurasbeltramicas

De onde surgiu a ideia do Moostache e como funciona para quem quer postar material. Porque até onde eu sei tu tens uma puta paciência com pessoal que quer fazer material novo e tu incentiva bastante isso.
Paciência é algo que tenho. Seu avatar, aquela voz que ecoa no seu crânio lhe sugerindo o que fazer, sabe como é, não?

O Moostache surgiu com outro colega de grupo de emails. Escolhemos o nome, logo, e começamos a postar material exclusivo para OD (e depois, para outros jogos da RBX). Aos poucos a equipe foi se modificando, mas sempre trazendo material de excelência!
Quem quiser colaborar basta entrar em contato comigo, pelo email rbmoostache@gmail.com, e damos uma olhada. Claro, você estará sujeito a agenda do Moo, que agora está bem ocupadinha, ehehe. Mas será um prazer receber material do pessoal.

E se tu quiser uns materiais bem bacanas para OD o link do mosstache: http://moostache.com.br/

Eu to ligado que tu é meio que um monge mestre ninja dar artes marciais ocultas. Que estilos de artes maciais tu é mestre e como concilia tudo.

Eu sou formado em kung fu estilo Shaolin do Norte, junto com a faculdade de Educação Física. Eu concilio porque trabalho com isso a 12 anos, eheheh. Sempre dá pra treinar mais, sempre da pra aperfeiçoar. E isso em todas as esferas da nossa vida. Se você acha que escreve bem, saiba que pode escrever melhor. Se acha que escreve mal, se empenhe para ser bom!

Tens o Dudu um Beltraminho que pelo o que já vi vai ser um mestre na arte com espadas, pretendes encaminhar ele nos caminhos ocultos das artes marciais e RPG?

Pretendo apresentar tudo que posso a ele, mas a escolha de que caminho seguir compete apenas a ele. Tal qual o Daigoro na saga do mangá Lobo Solitário.

Da umas dicas de autores e livros para esses semianalfabetos como eu, afim de aumentar nossas ideias e tudo mais.

Leia bastante, veja muitos vídeos, converse com muitas pessoas. Tire ideias de lugares que fogem do comum. Por exemplo, para escrever uma aventura medieval, não se baseie apenas em Conan ou Elric. Você pode tirar coisas fantásticas até de uma revista do Chico Bento, basta se esforçar e trabalhar buscando tirar o melhor de tudo. Não seja preguiçoso, exercite sua imaginação.

Tu é muito fã do Lovecraft, tens algum pacto de vender a alma para o Cthulhu (Cleiton para os íntimos) ou so porque o cara é foda mesmo como escritor?

Mestre anão, depois Cthulhu sorve sua alma pelos orifícios mais profundos do seu ser, e você não poderá reclamar!

Eu curto Lovecraft desde que descobri ele numa Dragão Brasil antiga. Hoje tenho um grupo no Facebook, e somos muito felizes compactuando com os Antigos.
Pra finalizar o rapaz de barba respeitável, me fala sobre teus projetos futuros para o Old Dragon e com a RedBox deixa esses catinguentos curiosos.
Ah, o futuro...

O selo Moostache Books tem coisas muito legais vindo ai. Livro de itens mágicos e magias novas, reedições de alguns livros fora de catálogo, e aventuras inéditas!
Já na RBX, tem o cas8nc76, o mv+2mvmi e o asclohcvn450. Só coisa incrível!

 Meu velho, foi um prazer. Qualquer coisa, é só entrar em contato. Abraço!

               Caraleo, me senti um Jo Soares dos anões depois dessa breve entrevista, me espanto por ter sido bem educado HAHAHAHAHA.

Se vocês curtirem posso ate pensar em realizar mais dessas entrevistas.

Ate mais seus filhotes de uma goblin gorda e boa semana.
 
So para fazer uma invejinha, um livro que fala sobre anões feito pelo Beltrame e com assinatura 


Nenhum comentário:

Postar um comentário