segunda-feira, 5 de novembro de 2018

6 Dicas para Jogadores Iniciantes




Hail jovens jogadores!

            Na última postagem dei algumas dicas para mestres novatos conseguirem iniciar suas carreiras (você é um jovem mestre e não viu? Ta aqui o link seu cabeçudo: 10 dicas para Jovens Mestres) como narradores de aventuras, e é claro que eu não esqueci você jovem aventureiro que está doido para sair pelo mundo chutando bundas em troca de fama e ouro.

            Assim como os mestres os jogadores devem ir com calma na hora de iniciar suas aventuras, até porque afinal, são tantas escolhas a se fazer, raça, classe, atributos, sistema a jogar, e tudo isso pode deixar a pessoa com medo ou até mesmo com receio de iniciar no fantástico mundo do RPG.
           
            Muitas vezes vejo os jovens perdidos nas tabelas, e nas várias coisas que a ficha de personagem pede para preencher, e eu já aviso, deixei isso de lado, depois que você acostuma acaba percebendo que era bobagem total, mas enfim vamos ao que interessa.
           
Vou acabar falando mais sobre RPG no estilo fantasia medieval, mas nada impede dessas dicas serem usadas para qualquer sistema ou tema de fantasia que você queira jogar.

1- SISTEMA: Primeiramente, PAREM DE PROCURAR A PORCARIA DO SISTEMA PERFEITO, não existe um sistema de RPG perfeito e que vai agradar a todos os jogadores, o sistema perfeito é aquele que se enquadra melhor nas suas necessidades e vontade de jogo, eu mesmo iniciei jogando AD&D (sim sou veio pa caramba), e joguei até o D&D 3ªed, depois disso parei, acabei achando o 4ªed chato pa cassete (MINHA OPINIÃO), mas conheço gente que amou o sistema, hoje eu jogo Old Dragon, que é um sistema nacional que emula o velho AD&D, a quem queira jogar um RPG onde ele possa ser o Goku, ou um hacker, ou um cavaleiro do futuro, vampiro, etc. E eu digo que temos sistemas para tudo isso basta só você pesquisar e procurar aquele que se encaixe melhor no que você quer e este sim será o sistema perfeito para você.

2- CLASSE: Isso é uma das coisas que mais vejo dar briguinhas e discussões para iniciantes, porque vem o Fulano e fala que Mago é melhor, o outro fala que é ladino e bla bla bla. Na verdade, a melhor classe é aquela que você lê e se identifica melhor, eu mesmo sempre queria jogar de mago, mas sempre me encaixei melhor nas classes de porrada, hoje depois de muitos anos jogando, consigo jogar razoavelmente com classes magicas. Mas de início eu recomendo jogar com a classe que a descrição se encaixar melhor para você e depois tente sim jogar com as outras e descubra suas afinidades. O que mais vejo é fazerem uma ficha em uma classe, jogar duas ou três partidas e depois fazer de tudo para o personagem morrer, aí cria o filho do cara em outra classe, isso pra mim é tontice, leia, estude sobre a classe, veja as mecânicas de jogo e tente perceber se isso se encaixa bem em você.

3- RAÇA: Outro ponto muito importante e que cabe praticamente tudo que foi falado acima, mesmo eu sendo um anão já joguei com todas as raças e percebi que me sinto muito mais confortável jogando como anão. Pegue o livro do jogador e leia sobre as raças, veja aquela que mais lhe agrada e que melhor se encaixe a sua personalidade, assim como a classe. Muita gente vai falar, elfo melhor raça, anão melhor raça e bla bla bla, a melhor é aquela que se encaixa com sua personalidade. AAAAA mas eu quero jogar de mago, mas eu gosto de anão e me falaram que anão é só clérigo e guerreiro, MENTIRAAAA, ja tive na minha mesa um anão com inteligência 18 e constituição 18, era praticamente um mago tanque, tudo depende muito de como você vai interpretar e distribuir seus atributos. Qualquer raça se encaixa em qualquer classe tudo depende de sua interpretação, o mundo do RPG é para você ser criativo e inventivo, então escolha a raça e a classe que melhor se encaixa a você.

4- ATRIBUTOS: Aqui é um ponto importante, lógico que cada raça tem um atributo que contribui para determinadas classes e cada classe possui atributos que são importantes para ela, mas nada impede de você ter um guerreiro que tenha força 14, constituição 16 e uma destreza 18, interprete um guerreiro espadachim, ou um halfling mago com carisma 18, tenha um mago diplomático, os atributos são outra coisa que eu sempre tentei equilibrar conforme a classe e a maneira com a qual pretendo jogar, mas às vezes pode acontecer de classe e raça serem escolhidos e o mestre mandar rolar os dados em ordem de atributo, e não dando a você o direito de escolher onde cada um será colocado, e eu já aviso, respiro e mantenha a calma, pois isso quase sempre acaba sendo divertido, lembro de uma vez eu ter feito um elfo mago com inteligência 9, tínhamos um mago maluco na mesa e com problemas de memória. Mas a dica principal, tente equilibrar os atributos conforme as necessidade da classe e não da raça, por exemplo enquanto um guerreiro precisa de força e constituição, um mago foca seus pontos em inteligência, destreza e constituição (foco dessa maneira, para ganhar mais magias, mais armadura e mais vida).

5- INTERPRETAÇÃO: Este pra mim é o ponto mais importante, é aqui que você dará vida a seus personagens, criei vícios de linguagem, bordões, tiques, qualquer coisa que você imagina que seu personagem faria. O mais legal é pensar como seu personagem, imagine que você é ele o que no fundo é bem verdade, já que eu pelo menos imagino meus personagens como uma versão alternativa minha ou acabo fazendo eles como os personagens de livros e filmes numa versão alternativa, então não tenham vergonha de imaginar interpretar e fazer de tudo para que seu personagem tenha vida. Outra dica é caso você seja um clérigo ou paladino, e no grupo tenha um necromante, ou ladino, etc, não seja aquele chato que tenta matar o coleguinha só porque o livro de regras disse, tente imaginar que mesmo ele sendo um ser caótico, ele pode estar lutando pelo mesmo ideal que você, na pior das hipóteses, use um expulsar mortos nos zumbis e esqueletos dele, ou entregue o ladino para as autoridades, só para ele passar uma noite preso (eu sou malvado).

6- TRABALHO EM EQUIPE: Querendo ou não o RPG é um jogo colaborativo, tanto entre os personagens dos jogadores, quanto entre jogadores e mestre. Tente não ser aquele jogador que quer ser o lobo solitário da equipe e ficar sempre indo contra as ideias do grupo e se achando o fodão, isso acaba sendo chato para os outros jogadores e deixa o jogo maçante. Mesmo se você imaginou seu personagem desta maneira, todo lobo solitário acaba acompanhando a alcateia e ajudando eles a sair das encrencas. Também entra no trabalho em equipe, manter a ordem e cooperação com o mestre durante as narrações e explicações, evite conversas paralelas e principalmente a porcaria do celular, isso atrapalha muito durante os jogos.

            Acho que estas seriam as dicas para vocês jovens jogadores, lembrem, seu personagem muitas vezes é uma extensão de você então interprete sem medo, e fuja sim do que o livro de regras e os outros dizem, faça o que você achar mais divertido para o jogo.

Até mais filhotes de uma goblin gorda, e boa semana!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário